23 de novembro
9h00
Receção aos participantes
9h30-10h00
Sessão de Abertura (Diretor do Departamento de Educação e Psicologia, Coordenadoras do Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, Coordenadora das Jornadas)
10h00-10h45
Conferência Plenária – 15 anos dos Cadernos do LALE (Ana Isabel Andrade & Maria Helena Araújo e Sá)
10h45-11h15
Vozes dos investigadores do LALE: o “Caderno da minha vida”
(Ana Margarida Costa, Ana Raquel Simões, Ângela Espinha, Daniel Basílio, Filomena Martins, Mónica Bastos, Sandie Mourão, Valentina Piacentini)
11h15-11h30
Intervalo
11h30-12h30
Painel “Reflexões” – Contributo para a construção de uma didática do plurilinguismo (Ana Sofia Pinho, Leonor Santos, Sílvia Melo-Pfeifer)
12h30-14h00
Almoço
14h00-18h00
Workshops “Propostas” simultâneos no âmbito de 4 percursos:
- Sensibilização à diversidade linguística e cultural nos primeiros anos de escolaridade (Mónica Lourenço & Filomena Martins)
- A aula de língua inglesa: propostas de uma abordagem plurilingue e intercultural (Ana Margarida Costa & Ana Rita Costa)
- Intercompreensão (Ana Sofia Pinho & Ângela Espinha)
- Kamishibai: um recurso para a educação plurilingue e intercultural (Rosa Faneca & Maria João Silva)
24 de novembro
9h30-10h30
Painel “Reflexões” – Imagens das línguas e das culturas (Ana Raquel Simões, Alexandra Schmidt, Susana Pinto)
10h30-11h00
Vozes de Professores: o “Caderno da minha vida”
11h00-11h30
Intervalo
11h30-12h30
Conferência – Olhares cruzados: leitura crítica dos Cadernos do LALE e perspetivas futuras (Isabel Alarcão & Gillian Moreira)
12h30-14h00
Almoço
14h00-16h00
Apresentação e discussão dos trabalhos elaborados em cada Workshop
16h00-16h30
Balanço (Lurdes Gonçalves & Manuel Bernardo Canha)
Sessão de Encerramento