Programa

23 de novembro

9h00

Receção aos participantes

 

9h30-10h00

Sessão de Abertura (Diretor do Departamento de Educação e Psicologia, Coordenadoras do Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, Coordenadora das Jornadas)  

 

10h00-10h45

Conferência Plenária – 15 anos dos Cadernos do LALE (Ana Isabel Andrade & Maria Helena Araújo e Sá)

 

10h45-11h15

Vozes dos investigadores do LALE: o “Caderno da minha vida”
(Ana Margarida Costa, Ana Raquel Simões, Ângela Espinha, Daniel Basílio, Filomena Martins, Mónica Bastos, Sandie Mourão, Valentina Piacentini)

 

11h15-11h30

Intervalo

 

11h30-12h30

Painel “Reflexões” – Contributo para a construção de uma didática do plurilinguismo (Ana Sofia Pinho, Leonor Santos, Sílvia Melo-Pfeifer)

 

12h30-14h00

Almoço

 

14h00-18h00

Workshops “Propostas” simultâneos no âmbito de 4 percursos:

  • Sensibilização à diversidade linguística e cultural nos primeiros anos de escolaridade (Mónica Lourenço & Filomena Martins)
  • A aula de língua inglesa: propostas de uma abordagem plurilingue e intercultural (Ana Margarida Costa & Ana Rita Costa)
  • Intercompreensão (Ana Sofia Pinho & Ângela Espinha)
  • Kamishibai: um recurso para a educação plurilingue e intercultural (Rosa Faneca & Maria João Silva)

 

24 de novembro

9h30-10h30

Painel “Reflexões” – Imagens das línguas e das culturas (Ana Raquel Simões, Alexandra Schmidt, Susana Pinto)

 

10h30-11h00

Vozes de Professores: o “Caderno da minha vida”

 

11h00-11h30

Intervalo

 

11h30-12h30

Conferência – Olhares cruzados: leitura crítica dos Cadernos do LALE e perspetivas futuras (Isabel Alarcão & Gillian Moreira)

 

12h30-14h00

Almoço

 

14h00-16h00

Apresentação e discussão dos trabalhos elaborados em cada Workshop

 

16h00-16h30

Balanço (Lurdes Gonçalves & Manuel Bernardo Canha)

Sessão de Encerramento