11 de outubro (6ª feira)
9h
Receção
9h30- 9h50
Sessão de Abertura – Apresentação do Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (Ana Isabel Andrade e Maria Helena Araújo e Sá)
9h50h-10h30
Conferência Plenária – Educação e formação para o plurilinguismo: noções, projetos e resultados (Ana Isabel Andrade) download
10h30-11h10
Conferência Plenária – “Difícil, feia e esquisita”: imagens das línguas e das culturas em contextos educativos portugueses (Maria Helena Araújo e Sá) download
11h10-11h30
Intervalo/Café
11h30-12h45
Painel de projetos concluídos em educação plurilingue e intercultural:
– Educação para a diversidade e desenvolvimento fonológico na infância (Mónica Lourenço) download
– Formação de professores para a diversidade linguística e cultural (Filomena Martins)
– Intercompreensão, aprendizagem de línguas e didática do plurilinguismo (Leonor Santos) download
– Imagens das línguas e afetividade em contexto escolar (Alexandra Schmidt) download
12h45-13h15
Debate
13h15-14h30
Almoço
14h30-15h45
Ateliers de sensibilização à diversidade linguística e cultural:
– Árabe (Abdellilah Suisse)
– Turco (Daniel Basílio) download
– Língua Gestual Portuguesa (Ana Raquel Simões e Manuel Bernardo Canha)
15h45-16h
Intervalo/Café
16h-18h
Workshops simultâneos no âmbito de 4 percursos:
– Educação para a diversidade linguístico-cultural nos primeiros anos de escolaridade (Marta Santos e Susana Sá) download apresentação | download trabalhos
– CLIL (Content Language Integrated Learning): um projeto em duas escolas (Ana Raquel Simões)
– Da aula de língua inglesa ao plurilinguismo: propostas didáticas (Ana Margarida Costa e Ana Rita Costa) download apresentação | download trabalhos
– Intercompreensão: um caminho para o plurilinguismo (Ana Sofia Pinho)
12 de outubro (sábado)
9h-12h30
Continuação dos Workshops do dia anterior (trabalho prático)
12h30-14h
Almoço
14h-16h30
Apresentação dos trabalhos de grupo elaborados em cada Workshop ficheiro 1 | ficheiro 2
16h30
Sessão de Encerramento / Balanço
Leave reply
Login to post a comment.